Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
 Vigors, 1825
Espécie: P. castanotis

Nome Científico

Pteroglossus castanotis
Gould, 1834

Nome em Inglês

Chestnut-eared Aracari


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Araçari-castanho

O araçari-castanho é uma ave Piciforme da família Ramphastidae.
Um exemplar desta espécie foi a mascote de Helmut Sick quando o mesmo participou da Expedição Roncador-Xingu-Tapajós, com os irmãos Villas-Boas. Foi presente de um índio Kamaiurá, e pelos costumes desses índios, seria uma ofensa recusar. “Um dia me apareceu Sawa-Kabá, um Kamaiurá de meia-idade, com um filhote de araçari (Pteroglossus castanotis). Ofereceu-me a ave, que ele chamava de Tukani, eu, não podendo resistir, dei-lhe em troca um bonito facão. Tukani, que significa tucano pequeno, é o nome dado pelos índios a esses parentes menores dos tucanos, que, como eles, aninham-se em ocos de árvores. Um filhote de araçari é algo de considerável valor, já que nem para um índio é fácil localizar e alcançar seus ninhos na mata virgem e alta”.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) pteros = pena, asa; e glössa = língua; pteroglossus = com língua emplumada e do (grego) kastanon = castanho; e ötis, ötos = orelhudo, orelha; castanotis = orelhudo castanho. ⇒ Ave de orelha castanha com a língua emplumada.

Características

Mede 43 centímetros de comprimento e pesa entre 220 e 310 gramas.
Possui plumagem negra da cabeça à nuca, marrom castanha nas laterais da cabeça. Há uma base larga no bico, de cor laranja, contornada por uma linha basal amarela mais fina. A região perioftálmica nua é azul. Tanto a parte inferior da nuca, como a parte superior da garganta são pretas. A cor verde-escura recobre o dorso e contrasta com o vermelho do uropígio e coberteiras superiores da cauda. Possui o peito amarelo, recortado por uma faixa horizontal e contrastante, vermelha e o calção castanho.
O macho da espécie é maior e tem o bico mais longo que o da fêmea.

-Vocalização: Emite uma séria de “psit, psit” e “slip, slip”, constantes, a fim de manter a união do grupo. Por isso, essas aves formam bandos muito ruidosos.

Subespécies

Possui duas subespécies reconhecidas:

(Clements checklist, 2014).

Fotos das subespécies de Pteroglossus castanotis
(ssp. castanotis) (ssp. australis)
Canto (Pteroglossus castanotis castanotis)
Pteroglossus castanotis castanotis
WA401803
Canto (Pteroglossus castanotis australis)
Pteroglossus castanotis australis
WA158387

Alimentação

Alimentam-se principalmente de frutos, o que os coloca como grandes dispersores de sementes e, algumas vezes, de flores e também de insetos e filhotes de outras aves, além de ovos.

Reprodução

Nidificam em ocos de árvores, muitas vezes previamente ocupados por pica-paus. Trabalhando com o bico, o tucano desta espécie aumenta a cavidade de acordo com sua necessidade. A reprodução ocorre entre a primavera e o verão. Em geral, choca 2 a 4 ovos, e o cuidado parental é efetuado por ambos os sexos.

Hábitos

Costuma beber e tomar banho nas bromélias no alto das árvores, que ficam cheias durante as chuvas. É a espécie mais conhecida dos araçaris do Brasil central e oriental. Habita a mata alta, sobretudo nas copas, como a maioria de seus congêneres (Pteroglossus) e tucanos, e ao longo de rios margeados por mata de galeria. Frequenta ainda matas de várzea e de terra firme, buritizais, cerrados, matas secas, ilhas fluviais, capoeiras e plantações como de embaúba, mamão e banana. Esta espécie mantém a união do grupo através das vocalizações enquanto busca por alimento.

Distribuição Geográfica

Sua distribuição está restrita à região neotropical, distribuindo-se do México à Argentina (Sick, 1984), ocorrendo na Colômbia, Bolívia, Argentina, e, no Brasil, nos estados da região Norte ( exceto RR e AP ), todo o Centro Oeste, e de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Referências

Galeria de Fotos